WALESA (European Art Cinema Day)
País:
Polónia
Ano:
2013
Categoria:
Biografia, Destaque, Documentário, Exibição
Estreia:
14/10/2018
Duração:
2 h 7 m
Argumento:
Janusz Glowacki
Realização:
Andrzej Wajda
Elenco:
Robert Wieckiewicz, Agnieszka Grochowska, Iwona Bielska
Classificação Etária:
M/12
Idioma:
Polaco e Italiano

Como parte essencial na transmissão de cultura e com o apoio da Europa Cinemas, O Cinema da Villa – Cascais vai aderir à iniciativa European Art Cinema. Marcado para Outubro este programa visa celebrar e promover o cinema de autor europeu e divulgar esta arte de modo a enriquecer comunidades das mais diversas idades e estatuto social-económico.

Lech Walesa fica na História como um dos maiores ícones da luta política do século XX, enquanto figura de proa da luta anticomunista na sua Polónia natal. Electricista de profissão, tornou-se activista nos anos 1970, incentivando greves e protestos, e fundando, em 1980, o sindicato Solidariedade. O carismático revolucionário, perseguido pelo regime e detido várias vezes pelas autoridades, esteve envolvido nas grandes movimentações e negociações que conduziriam à libertação da Polónia e foi presidente do país durante a sua democratização, na primeira metade da década de 1990. Anos antes, em 1983, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz. Este filme narra a história da sua luta política, procurando oferecer uma nova luz sobre o líder.
A realização é de Andrzej Wajda, veterano cineasta polaco (em 2000, recebeu um Óscar honorário pela carreira) responsável por filmes como “O Homem de Mármore” (1977) ou “O Homem de Ferro” (1981) – verdadeiros desafios ao regime comunista. Indignado com o esquecimento a que o herói nacional e os seus camaradas do sindicato estavam a ser votados na Polónia décadas após o colapso do comunismo na Europa de Leste, decidiu fazer este filme para recordar a história do electricista que ousou afrontar o regime pró-soviético. Para o realizar, contou com a colaboração do romancista e dramaturgo Janusz Glowacki. O actor Robert Wieckiewicz encarna Walesa, contracenando com Agnieszka Grochowska no papel da sua mulher. O “biopic” foi indicado como candidato polaco ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi nomeado pela Academia. Filme biográfico sobre Lech Walesa, o lendário líder polaco do movimento Solidariedade (Solidarnosc), Prémio Nobel da Paz em 1983, figura marcante da segunda metade do século XX.

Filme será exibido no dia 14 de Outubro às 17h00, no âmbito da European Art Cinema Day. Entrada Gratuita!

Adicionar comentário