VAN GOGH – ENTRE O TRIGO E O CÉU
País:
Itália
Ano:
2018
Categoria:
Brevemente, Documentário
Estreia:
30/11/2019
Duração:
1 h 25 m
Realização:
Giovanni Piscaglia

EVENTO GRANDE A ARTE NO CINEMA | 16h30 | 30 Novembro

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista holandês, Helene Kröller-Müller (1869-1939) que, no início do século XX, acabou por comprar quase 300 das suas obras, pinturas e desenhos incluídos. Esta é a história da ligação espiritual entre duas pessoas que nunca se conheceram durante o seu período de vida (Helene Kröller-Müller tinha 21 anos quando Van Gogh morreu em 1890), mas que partilharam a mesma atração pelo Absoluto, a mesma procura descomprometida pela dimensão artística pura e religiosa. Duas pessoas com mundos internos dominados pela ansiedade e o tormento, que ambos puseram em palavras através da escrita de um vasto número de cartas que em si eram obras extremamente elaboradas de literatura: fontes indispensáveis de informação histórica e ponto recorrente na narração do documentário.
A acompanhar toda a história está a atriz Valeria Bruni Tedeschi, filmada na Igreja de Auvers-sur-Oise, que Van Gogh pintou apenas umas semanas antes de cometer suicídio num campo de trigo próximo.

A oportunidade de contar o modo como a arte de Van Gogh evoluiu, e também sobre a coleção de Helene Kröller-Müller, foi possível graças à grande exposição, Van Gogh Entre o Trigo e o Céu, na Basilica Palladiana em Vicenza. Com curadoria do historiador de arte Marco Goldin, contou com mais de 40 pinturas e 85 desenhos da coleção do Museu Kröller-Müller, em Otterlo, Holanda, onde o legado de Helene pode ser encontrado hoje.

Uma viagem pela exposição é um caminho de ida e volta, pois visitamos também locais importantes para a vida artística de Van Gogh: Nuenen, Paris, Bruxelas, Auvers-sur-Oise, para além de gravações do Museu Kröller-Müller, filmadas em Otterlo.

Adicionar comentário