Itália, final do século XVII. Baseado no livro Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy, de Judith C. Brown, que por sua vez é inspirado numa história real, Benedetta traça o retrato de uma freira católica que tem visões eróticas e religiosas perturbadoras, a irmã Benedetta Carlini (Virginie Efira).
Desde muito nova, Benedetta possui o dom de fazer milagres, e quando se muda para um convento em Pescia (Toscana), isso tem um enorme impacto na comunidade. Entretanto, acolhe Bartolomea, uma jovem que lhe implora abrigo e protecção, e as duas tornam-se muito próximas, crescendo entre elas um romance ardente… A madre superiora (Charlotte Rampling) e o enviado do Vaticano (Lambert Wilson) debatem-se com um dilema.
O novo filme de Paul Verhoeven (que chegou a trabalhar com Jean-Claude Carrière no argumento), teve a sua estreia mundial na secção competitiva da 74ª edição do Festival de Cannes. Ao anunciar o filme, o director do festival afirmou: “O realizador dá-nos uma visão da Idade Média erótica e faceta, e também política, com uma sublime mise en scène.”
Festival de Cannes 2021 – Selecção Oficial em Competição
Festival de San Sebastián – Selecção Oficial