66 CINEMAS
País:
Alemanha
Ano:
2016
Categoria:
Brevemente, Documentário
Estreia:
26/02/2021
Duração:
1 h 38 m
Realização:
Philipp Hartmann
Elenco:
Vários
Classificação Etária:
M/12
Idioma:
Alemão

Num tempo pré-Covid, Philipp Hartmann fez um filme, viajou com ele pelo circuito alemão de cinemas independentes (tudo o que não seja pertencente a uma cadeia de cinemas comerciais) e fez disso um outro filme. Um panorama de uma variada mistura de cinemas geridos por cinéfilos. Um Amor partilhado que significa também uma partilha de sofrimento. A existência de cada um desses cinemas está ameaçada.

“66 CINEMAS” retrata algumas das 66 salas de cinema alemãs que Philipp Hartmann visitou em 2014/15 como parte de uma digressão pelos cinemas com seu filme anterior “O tempo voa como um leão que ruge”, e dá-nos um panorama da realidade que os pequenos cinemas independentes viveram ou estão a viver. Apesar de muitas semelhanças – todos têm que reagir às consequências da digitalização, às mudanças de hábitos de visualização do público ou aos desafios económicos – é evidente que cada cinema encontra os seus próprios caminhos e estratégias, sempre fortemente marcados pelo empenho dos operadores e colaboradores.

A visão caleidoscópica e dramaturgicamente construída de cinemas muito diferentes, com as suas arquiteturas e organização do trabalho, bem como as pessoas que estão por trás desses cinemas, concentra-se num panorama da paisagem do cinema alemão em toda a sua amplitude – entre cineclubes, cinemas comunitários, cinemas de arte e ensaio e multiplexes.

Esta sessão faz parte do Filme do Mês:
O Filme do Mês é um novo projeto de exibição, pensado para o público adulto, em Lisboa (nas Bibliotecas de Marvila e de Alcântara) e em Cascais (n’O Cinema da Villa), com filmes sobre temas tão distintos como: Política, Economia, Direitos Humanos, Educação, Arquitectura e Urbanismo, Artes, Ciência e Ecologia, entre muitos outros que irão surgir com o tempo.

Adicionar comentário