A VOZ DA LUA
País:
Itália
Ano:
1989
Categoria:
Brevemente, Comédia, Drama
Estreia:
10/09/2020
Duração:
2 h 0 m
Realização:
Federico Fellini
Elenco:
Roberto Benigni, Paolo Villaggio, Nadia Ottaviani, Marisa Tomasi
Classificação Etária:
M/12
Idioma:
Italiano

Essencial Fellini: Este filme faz parte de um ciclo de seis filmes do autor. Pode consultar o resto da programação aqui.

Ivo e Gonella são dois italianos que caminham pela cidade vivendo aventuras num Itália de fantasia e irrealidade. Último filme de Fellini que, para alguns, foi uma obra final absurda e dispensável. O protagonista é Roberto Benigni, aclamado anos depois por o filme ‘A Vida é Bela’.

LA VOCE DELLA LUNA foi o ponto final da obra de Federico Fellini, e uma despedida bastante amarga – tão amarga que é, facilmente, um filme de que “todos” se esquecem, quase como se não existisse. Como outros filmes imediatamente anteriores de Fellini (GINGER & FRED, INTERVISTA) é um filme dum luto (não do cinema, mas duma sociedade que tinha o cinema no centro), e um filme que aponta claramente um inimigo: a televisão, que em Itália foi o meio diretamente responsável pela ascensão de Silvio Berlusconi (explicitamente mencionado no filme). Fellini morreu em 1993, mas este seu filme anunciava muito do que aconteceu e continua a acontecer, na Europa, depois da sua morte. Revê-lo agora será percebê-lo melhor,e fazer justiça à extrema lucidez de Federico Fellini

Adicionar comentário